Sobre

Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais

Justificativa

No Brasil, historicamente as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Estudos e práticas mais recentes na Europa e Estados Unidos têm indicado a necessidade de avançar para um modelo de intervenção precoce chamado de terceira geração, onde a família é a protagonista da atenção, a equipe atua de modo transdisciplinar e as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto natural.

Objetivo

Proporcionar conhecimento sobre as práticas centradas na família em Intervenção Precoce na Infância e em contextos naturais de aprendizagem, capacitando os profissionais e equipes a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas.

Público-alvo

Profissionais graduados que atuam com a Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação; equipes vinculadas a serviços públicos e privados de Intervenção Precoce, profissionais que atuam com AEE (Atendimento Educacional Especializado), Centros Especializados de Reabilitação (CER), NASF, Secretarias de Educação e Saúde, Programas Nacionais e Estaduais de atenção a famílias, como o Programa Criança Feliz, Programa Primeiríssima Infância, Estratégia de Saúde da Família.

Metodologia

O Curso será desenvolvido totalmente a distância – EAD, via suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o Google Classroom UFSCar

Carga Horária Total: 400 horas (17 meses de duração prevista)

As horas/aula de cada disciplina serão oferecidas virtualmente. As disciplinas terão carga horária de 20 e 40 horas, com uma aula síncrona mensal de seis horas e o restante da carga horária assíncrona distribuída mediante o planejamento de cada disciplina. Todas as disciplinas terão coordenação de docentes e contarão com suporte de tutores, divididos por grupos de alunos.

Métodos ativos de aprendizagem

Matriz curricular – disciplinas

1. Ambientação com a plataforma AVA e ferramentas do ensino a distância (10 horas/aula)

2. Apresentação do Curso e Sensibilização dos participantes (20 horas/aula)

3. Origem e História das práticas centradas na família (20 horas/aula)

Abordará o novo paradigma da Intervenção Precoce, baseado nas rotinas, nos contextos naturais de aprendizagem e nas capacidades das famílias. Possibilitará compreender a origem e história das práticas centradas nas famílias e as diferentes terminologias utilizadas ao longo das gerações e momentos da Intervenção Precoce.

4. Princípios chave das Práticas Centradas na Família (20 horas/aula)

Possibilitará compreender os princípios-chave das Práticas Centradas na Família, tendo a família como uma unidade e protagonista do processo de intervenção; compreender conceitos, estruturas e modelos de intervenção.

5. Políticas e diretrizes no Brasil envolvendo primeira infância (20 horas/aula)

Possibilitará conhecer os programas e políticas públicas de saúde, educação e sociais existentes no cenário nacional para a primeira infância; refletir sobre as possibilidades de aplicação e para o desenvolvimento de estratégias no Brasil de implementação de ações na perspectiva da Intervenção Precoce.

6. Referencial teórico das práticas centradas na família e das práticas baseadas nas rotinas (20 horas/aula)

Compreender o desenvolvimento a partir das teorias que sustentam as Práticas Centradas na Família e das práticas baseadas nas rotinas; compreender conceitos, estruturas das redes de apoio.

7. Construindo conhecimentos e competências para intervenção precoce (40 horas/aula)    

  A disciplina pretende identificar e trabalhar competências e habilidades do profissional para as práticas colaborativas com a família, com os outros membros da equipe, com outros serviços; compreender conceitos de equipe interdisciplinar e transdisciplinar, bem como conceito de trabalho intersetorial.                                         

8. Primeiros encontros com as famílias (40 horas/aula)

A disciplina propõe identificar e compreender a importância dos primeiros encontros com a família como pilar para todo o processo de intervenção precoce; trabalhar competências e habilidades do profissional para as identificar valores, expectativas nos encontros com as famílias público-alvo da IP.

9. Entender a ecologia da família: apoios formais e informais (40 horas/aula)

Proporcionará compreender a ecologia da família a fim de identificar elementos para a intervenção. Identificar as redes de apoio formais e informais. Identificar elementos para o engajamento familiar no processo de intervenção. Aplicar e analisar escalas com enfoque na compreensão da ecologia das famílias.

10. Identificar necessidades familiares (40 horas/aula)

A disciplina proporcionará compreender as necessidades familiares no contexto das práticas centradas na família; aplicar e analisar escalas que possibilitam a análise das necessidades e recursos familiares; recursos alternativos de intervenção para identificar e atender às necessidades familiares.

11. Identificar elementos do contexto natural das famílias (40 horas/aula)

A disciplina proporcionará compreender a importância de identificar elementos dos contextos naturais das crianças e famílias; identificar a potencialidade da visita domiciliar baseada nas rotinas; aplicar e analisar escalas que possibilitam a análise do contexto natural, elementos para a construção de um Plano Individualizado de Intervenção Precoce.

12. Identificar as características da criança – como implementar uma avaliação da criança na perspectiva centrada na família (40 horas/aula)

A disciplina proporcionará compreender o papel da família na condução da avaliação da criança; conhecer e aplicar protocolos de avaliação para facilitar a participação da família na avaliação da criança; conhecer o processo de construção de um Plano Individualizado de Intervenção Precoce a partir da avaliação da criança na perspectiva centrada na família.

Estudo de caso (50 horas)

O estudo de caso irá compor o produto final do curso, com a aplicação dos instrumentos e protocolos estudados no decorrer do curso junto a um caso, ou “família-desafio”, demonstrando o processo de aprendizagem desde a identificação das características da família e da criança, até a construção de um Plano Individualizado de Intervenção Precoce, com seus objetivos funcionais. O conteúdo do estudo de caso deve envolver a descrição dos instrumentos e ferramentas ensinados e aplicados durante o curso das disciplinas teórico-práticas.

 

Corpo docente

Professores com titulação de mestres e doutores, com a coordenação da Universidade Federal de São Carlos e participação de docentes de outras universidades;

Tutores – pós-graduandos de Programas de Pós-Graduação de áreas afins ao curso;

Professores convidados docentes de universidades e organizações de Portugal, Espanha e outros países, experts na temática do curso, para participações especiais como colaboradores nas disciplinas.

 

Professores

Prof. Dr. Luciana Bolzan Agnelli Martinez

Prof. Dr. Gerusa Ferreira Lourenço

Prof. Me. Bruna Pereira Ricci Marini

Prof. Me. Ana Claudia Moron Betti

Prof. Dr. Ana Celia Nunes

Prof. Dr. Andréa Perosa Saigh Jurdi

Prof. Dr. Carla Cilene Baptista da Silva

Prof. Dr. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

 

Coordenação

Prof. Dr. Patrícia Carla de Souza Della Barba   link para lattes  http://lattes.cnpq.br/6448489426438006 

 

Contato principal: ipibrasil@ufscar.br